quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sol e praias

Domingo 25 de Julho de 2010, de manhã, não muito cedo, dirigi-me para a saída  de Dili, em direcção das praias da Areia Branca e do Cristo Rei.

Deixei a marginal que limita o mar calmo de Dili, o Oceano Pacífico, que me faz recordar aquele programa de rádio, já com alguns anos, que vai par o ar na RFM, onde são difundidas músicas que nos transportam para outros épocas e outras latitudes.

Segui por uma estrada estreita, ladeada de habitações modestas, pequenas lojas e restaurantes.

Um dos restaurantes é o "Carlos", onde jantei, no dia da minha chegada,  um delicioso peixe assado, oferta de boas vindas dos restantes expatriados, é assim que somos designados, pela empresa, quando prestamos serviço fora de Portugal.

Sobre o Restaurante o "Carlos" de certeza que voltarei a falar, num futuro próximo.

Prosseguindo o passeio, deparo com uma praia com  alguns mangais, onde um grupo de crianças pescava pequenos peixes, lançando com mestria a rede ao mar e puxando-a, de forma compassada, para recolher tão parco quinhão.

Lançando a rede              
A safra 
Serão os futuros pescadores nas águas ricas de peixe da  Ilha do Crocodilo.

Após esta breve paragem, continuei a viagem com o Oceano Pacífico à minha esquerda e as escarpas de montanhas de pequena dimensão à minha direita.

Não esqueçamos que a paisagem da Ilha do Crocodilo é diversa, com vales profundos e montanhas como o Monte Ramelau, ou, em tétum Foho Tatamailau, que é a mais alta montanha da ilha , com 2.963 m de altitude.

Poucos minutos depois, deparo com uma baia de águas cristalinas, ora de cor verde esmeralda, ora de azul indefenido, ou outra, saída da palete de um pintor paisagista, conforme a incidência dos raios do Rei Sol.


Era a Praia da Areia Branca, uma grande extensão de areia, a perder de vista, com equipamentos modernos e funcionais e também típicos.


Praia da Areia Branca


Equipamentos de praia.
Restaurante Sol & Praia (comida timorense)


Ao lado deste restaurante típico fica o "Nua Morabeza", uma construção moderna, ampla, de madeira, requintado na decoração e onde param as forças da ONU e unidades militares de vários países, bem como cooperantes de diversas entidades internacionais.


Cerca de 2 km da Praia da Areia Branca fica a do Cristo Rei dominada por um promontório, onde se situa uma estátua de Cristo, por sinal bem bonita e a abraçar este mar calmo, até Dili.


A Praia do Cristo Rei, como a da Areia Branca teve obras de requalificação, construiram um bom parque de estacionamento e outros benefícios para as pessoas que queiram subir ao monumento.


Sobre a subida ao Cristo Rei e das paisagens deslumbrantes que de lá se avistam falaremos outro dia.


Quanto à Praia do Cristo Rei, para mim, não tem o impacto da Praia da Areia Branca, porque as pessoas centram a sua atenção no monumento que, sobre ela, se ergue sobranceiro.


A sua beleza é bem patente nas fotos seguintes:
Cristo Rei
Praia do Cristo Rei


Praia do Cristo Rei

E asim passei o meu primeiro domingo na Ilha do Crocodilo.

Sem comentários:

Enviar um comentário