segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Noite em Dili

A minha integração, no ambiente da Cidade de Dili, tem sido fácil, não só pela ajuda dos meus companheiros de trabalho, mas, também, por almoçar e jantar no Hotel Timor.

Este Hotel é o ponto de encontro da colónia portuguesa e de outras nacionalidades, bem como dos graduados das forças da UN, por sinal comandadas por um oficial português.

Foi no Hotel Timor que conheci, o "J.", trata-se de uma pessoa excepcional, por coincidência amigo comum do "LM",não gosto de identificar as pessoas, em escritos públicos, merecemos todos a nossa privacidade.

Jantámos no "Sanan Rai Foun", um dos melhores restaurantes de Dili, onde degustei o frango frito à timorense, com "aimanas" (picante em tétum) que estava de comer e chorar por mais.

Para além de pratos típicos tem, também, grelhados na pedra muito apreciados pelos comensais.

O "J." é um cliente assíduo do Sanan Rai, bem como a maioria de empresários e políticos incluíndo o Sr. Presidente da República de Timor-Leste.

O "J." é natural de Timor, cidadão português, conhedor de grande parte do Mundo, ao serviço da diplomacia portuguesa.

Aceitei, com muito prazer, o convite para festejar o seu aniversário, uma transição de década.

Foi um jantar, ao ar livre, nas antigas instalações do Sporting Clube de Timor, onde dizem que se bebia o melhor café expresso da ilha.

Em termos gastronómicos havia comida portuguesa, bacalhau com natas, feijoada, pastéis de bacalhau, rissóis, croquetes e outros petiscos.

Claro que, eu optei pela comida genuína timorense, designadamente, crepes de vegetais, sarapatel e leitão assado, entre muitas outras delícias, nomeadamente, sobremesas bem docinhas, ao dispor dos convivas, alguns dos quais bem colocados na governação, deste jovem país, com independência plena, apenas há 11 anos, que se cumprirão no próximo dia 30 de Agosto.

A festa foi animada por um organista, o qual tocava e cantava canções timorenses e as nossas mais conhecidas dos anos oitenta/noventa.

O festejo continuou, pela noite dentro, nem a chuva miudinha tropical arrefeceu os ânimos dos presentes que continuaram a dançar.

A festa acabou na madrugada do dia 3 de Agosto de 2010, mais cedo, por ser dia de trabalho.

Foi bonito o aniversário do "J."

Sem comentários:

Enviar um comentário