quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sábado 24 de Julho 2010

Primeiro sábado em Dili.

Acordei cedo e fui às compras ao Lita Stor, propriedade de chineses, uma espécie de armazém onde se vende de tudo, ou quase, para o lar, desde loiças, utensílios domésticos, detergentes, comidas e bebidas.

Gastei os primeiros USD para comprar bens de primeira necessidade e outros que a casa onde moro não tinha.

Em frente do Stor, existem dois mercados um oficial, com bancas em alvenaria,  e outro popular, onde se vendem produtos hortícolas, frutas e galináceos vivos.

As fotos retratam essas duas realidades separadas por escasso metros de distância de um para o outro.
Mercado em Dili


Mercado em Dili




Mercado popular


                            Mercado popular


A cor desperta os sentidos e o mar, por trás deles (mercados), vaí compondo sinfonias, quase murmuradas, transportados por ventos, ora suaves, ora sonantes  nas folhas das árvores e das palmeiras que bordejam a marginal.

Sempre gostei de ver os mercados, as feiras e a forma de negociar que se estabelecem entre as pessoas.

Aprende-se a conhecer um povo genuíno e não os padrões harmonizados por um burocrata qualquer de Bruxelas ou dos States.

Aqui negocia-se a mercadoria de viva voz, não há balanças, é por grupos de unidades, 4 abacates ou tomates, um USD, uma papaia grande, dois ou três doláres, duas alfaces ou outro bem, um dólar.

Os mercados sempre cumpriram o seu papel contribuindo para o desenvolvimento das economias dos povos, desde os tempos em que o homem deixou de ser recoletor e passou à fase da produção, criando excedentes transacionáveis.

No mercado negoceia-se não se compra, deve-se sempre fazer uma contra-proposta, de modo a encontrar-se o preço justo, ou o preço  de mercado entre a oferta e a procura.

Dá-me prazer comprar nestes mercados de Dili, como me deu na praça Al Fna de Marrakech ou no Souk de Istambul.

Fazem-me recordar os tempos em que, negociava Spreads, prazos de pagamento, condições de amortização e outros produtos bancários, quando estava na área comercial.

São bichinhos que ficam comnosco e no Oriente é bom tom negociar, regatear e, claro, é  o vendedor que tem sempre a última palavra.

 Por isso meus amigos despertem e façam bons negócios, mesmo que sejam picantes...
Mercado em Dili

Sem comentários:

Enviar um comentário