segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Visita a Baucal e a Lospalos

Há mais de 30 dias que não escrevo sobre a Ilha do Crocodilo.

Não aconteceu, por circunstâncias várias…, outras prioridades, outros motivos, não silêncios, trabalho e conhecimento de outras realidades, outros costumes e, de países à distância de um avião.

Não conheço quem disse, que só trabalharia no estrangeiro à distância de uma aeronave.

Dá para entender essa frase quando, pela rota mais curta, há que apanhar três aviões e voar mais de 20 horas, com duas escalas.

Não estou a vitimizar-me, gosto de estar na Ilha do “Lafaek” (crocodilo em tetum).

Bem, depois das alegações não incriminatórias, vou relatar a deslocação a Baucau e a Lospalos.

A ida a essa paragens estavam agendadas, para in loco, serem apreciadas as potencialidades de negócio.

Planeou-se a viagem, de modo, a ser executada no mais breve espaço de tempo, atendendo à distância que decorre de Dili a Baucau e daqui a Lospalos e regresso a Dili.

Equacionadas todas a variáveis da logística quanto a transportes, fomos de avião no mono-motor do Brad, que já nos levou até ao Oecusse, se bem se lembram.


Não tínhamos a certeza que seria possível aterrar em Lospalos, pelo que, partiram de madrugada, de Dili dois 4x4 para Baucau, que nos levariam a aquele destino se, o aeroplano não pudesse lá aterrar.

Já pressinto que não estão a visualizar o local, a distância e as condicionantes que, um jovem país tem de enfrentar e superar.

Partimos do aeroporto de Dili e aterrámos em Baucau passados cerca de 40 minutos, sobrevoando o mar, deixando para trás Manatuto e paisagens, onde se cultiva o arroz e o Karau (búfalo) é rei, motor de tracção na lavoura e sinal de poderio económico para os seus proprietários.

 
Bufalos no seu SPA privativo
  Baucau é a segunda maior cidade de Timor e é a capital do Distrito de Baucau, tem 20.132 habitantes, segundo o último census populacional,  de Junho de 2010.

   

O aeroporto tem uma pista com maior dimensão que o de Dili e fica na periferia da cidade.

Por ser um ponto estratégico tem lá estacionados forças da ONU.

A cidade de Baucau está erigida numa encosta orientada para o mar. Em termos de hotelaria, possui uma pousada, onde se pode tomar um bom café expresso e comer uns bolinhos (areados), por sinal a lembrar Portugal.



Um dos ex-libris de Baucau é o Mercado, erigido no período da ocupação poruguesa, tem uma arquitectura interessante, mas que está desactivado e em estado de grande degradação.



Urge ser reabilitada tão bela obra de arquitectura. Mecenas precisam-se...

Enquanto eram cumpridas as tarefas que nos levaram a Baucau, o Brad voou até Lospalos para avaliar a possibilidade de prosseguimos a viagem de avião.

Havia condições, e lá fomos nós para Lospalos, sobrevoando planaltos e montanhas, recortadas por ribeiras selvagens que devastam a paisagem verde quando a chuva é excessiva, no seu percurso para o mar.
   
Baucau vista  do ar

  










       A viagem  decorreu com algumas turbulências, sem grande significado, mas que impressionaram quem viajou pela primeira vez no mono motor. 

A certa altura a avioneta mudou de direcção, para a esquerda, reduzindo a velocidade e começou a descer.

Lá em baixo búfalos, vacas, cavalos e gado caprino olhavam para o avião com curiosidade. 



Passados algum tempo avisto a pista e a minha memória recua, ao ano de 1985, desfilam no meu imaginário as imagens da savana africana imortalizadas no filme Out Of Africa (África Minha).

As imagens falam por si.


A pista vista do ar


 Sem se avistar qualquer aglomerado populacional, apareceram alguns miúdos para nos saudarem.

Lospalos está localizada 248 km a leste de Díli, tem cerca de 30 mil habitantes e é capital do distrito de Lautém.

 Lospalos é a terra natal do líder guerrilheiro independentista timorense Nino Konis Santana (1959-1998).

A origem do nome de Lospalos deriva da palavra Lohoasupala em fataluco.

Lospalos tem uma unidade hoteleira ao que parece com condições aceitáveis e com um restaurante.

Se viajarem por essas paragens é aconselhável marcar alojamento e refeições e porquê?

Bem eu tenho um relógio biológico. Ao meio dia e trinta minutos tenho sempre fome.

Como estávamos ao lado do restaurante pedimos qualquer coisa para petiscar, pois, tinhamos idéia de ir almoçar a Dili. Surpresa, não havia sandes, fruta ou nada pronto para comer.

Perguntei se havia batatas fritas, pensava num pacote de batatas, tipo "Matutano", porque não "D. Basílio".

Lá nos entendemos em tetuguês e, tinha a possibilidade de escolher uma dose de 2 ou 4 dólares, pelo sim pelo não, pedi que me mostrassem o pacote de 2 USD.

Assim foi, trouxeram da cozinha uma embalagem de batatas pré-fritas congeladas, com cerca de 3 kilos, para fritar.

Como não tinhamos tempo para as desgustar, com maionese, ou ketchup, ou aimanas (picante timorense) comemos umas bolachas com passas da Nacional e fomos para a pradaria embarcar para Dili.

Apreciem a imagem de um símbolo de Timor-Leste, a casa típica de Lospalos, que muitos já conheciam, mas não sabiam, possivelmente, a sua verdadeira origem.



É pena que há já tão poucas a matizar o planalto de Lospalos.

No aeroporto fomos saudados por um grupo de miúdos que, possivelmente, nunca tinham estado tão perto de um pássaro metálico voador  e, com malaes (estrangeiros) simpáticos, modéstia à parte.
















E assim acabou outra história...outras experiências.
Partiremos para outras viagens, outras aventuras...outras paisagens.

Até breve, quem sabe?

1 comentário:

  1. Gostei de ler. Vivi um ano em Los Palos. Desde Abril de 1964 ao mesmo mês do ano seguinte. Serviço militar. Na época das chuvas chegámos a demorar de Unimog um dia para chegar a Dili. Já reconstruiram a ponte sobre o Manatuto?
    Adorei lá estar.
    Hotel? Restaurante? E o "liceu"(!?) continuará o mesmo?

    ResponderEliminar